Ao acessar o Google Analytics pela primeira vez, você irá se deparar com termos como bounce rate, pageviews, unique visitors, entre outros. Para facilitar, consulte um glossário para verificar o significado dos termos mais comuns em seus relatórios ou os termos mais relevantes para o seu negócio.
Apesar de muita gente preferir utilizar os termos traduzidos para o português, eu recomendo que você tente se acostumar os termos origianis, tal como são utilizados em inglês. Simplesmente porque, como não há uma tradução padrão, os termos variam de tradução para tradução. Dessa forma,nem sempre é fácil identificar o termo pesquisado em materiais de consulta na web, o que pode se tornar um incômodo futuro. Mas esse detalhe é você quem decide!
Claro que muitos já se ocuparam de criar esse glossário e você não precisar começar o trabalho do zero. Por isso, listo abaixo alguns glossários que podem ajudar você a esclarecer a linguagem usual do Google Analytics:
Lista de glossários utilizados em:
Google Analytics e Web Analytics
- Google Analytics Platform Principles - Glossário (Google Analytics Academy)
- Glossário – Ajuda do Analytics (Blog Lumina Comunicação)
- Glossário Web 2.0 (SitenoGoogle)
- Consulte também o material disponível no Google Support.
Leitura relevante sobre Google Analytics:
SEO, SEM, E-Commerce e Mídias Sociais
Listo abaixo alguns outros glossários relacionados aos temas que envolvem Webanálise, que, em parte, também abrangem os termos utilizados pelo Google Analytics:
- Glossário – SEO/SEM (Agência Mestre)
- Glossário – E-Commerce (Profissional de E-Commerce)
- Glossário Ketchum de Mídias Sociais (eBook)
Marketing Digital
- Glossário de Marketing Digital (Seen)
- Glossário – Marketing Digital (Digital Discovery)
- Glossário – Internet Marketing (Caio Ferreira)
- Curso sobre Marketing Digital – em Português (Google Analytics BR ©)
O seu glossário preferido não consta na lista?
Você encontrou outro glossário bem feito e relevante sobre o tema?
Poste sua dica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário