18 março, 2014

Protocolo de mensuração sobre a coleta de dados

A coleta de dados para websites é feita por meio de um código em JavaScript, a coleta de dados para aplicativos móveis é feita por meio da tecnologia SDK, mas como ocorre a coleta de dados em outros tipos de equipamentos digitais?

 

Protocolo de mensuração
Fig. 01 – Protocolo de mensuração

Para mensurar dados provenientes de um ponto de venda ou atividades dos usuários em um quiosque ou terminal de caixa eletrônico bancário, por exemplo, você precisará utilizar um protocolo de mensuração para enviar dados de qualquer equipamento digital conectado à web para o Google Analytics.

 

Considerando a coleta de dados em websites e aplicativos móveis, o código de rastreamento cria hits automaticamente e os envia ao Google Analytics. Porém, em outros equipamentos digitais, você deve criar os hits manualmente para poder coletar os dados. O protocolo de mensuração de coleta de dados define como construir esses hits e como envia-los ao Google Analytics.

Hits nos protocolos de mensuração do Google Analytics
Fig. 02 – Hits nos protocolos de mensuração do Google Analytics

 

Para coletar dados dos usuários em um terminal de caixa eletrônico bancário, por exemplo, vamos definir que um hit seja criado toda vez que um usuário visualizar uma tela do terminal. Haverá um parâmetro no hit para identificar a resolução da tela.

Parâmentros nos hits do Google Analytics
Fig. 03 – Parâmentros nos hits do Google Analytics

 

Esse parâmetro específico corresponderá à dimensão "resolução de tela" no relatório do Google Analytics que segue abaixo:

 

Público Alvo Tecnologia > Navegador e sistema operacional > Resolução de tela.

 

Assim como o código de rastreamente em JavaScript e em SDK, que inclui um número de identificação da conta do GA (UA-XXXXXX-X) em cada hit, você também deve adicionar um número de identificação UA-XXXXXXXX-X em cada hit enviado ao Google Analytics por meio de um protocolo de mensuração.

Código de identificação nos hits do GA
Fig. 04 – Código de identificação nos hits do Google Analytics

 

Isso garantirá que a informação coletada seja exibida na conta Google Analytics e na Propriedade especificada por você.

 

Quais parâmetros podem (e devem) ser incluídos nos hits?

Todos os parâmetros que você pode incluir nos hits são explicados na documentação de Desenvolvedores do Google Analytics: developers.google.com/analytics.