16 janeiro, 2014

Pré-requisitos para usuários do Google Analytics

Antes de começar, os usuários do Google Analytics devem considerar alguns pré-requisitos importantes. Como pré-requisito inicial, óbvio que você precisar ter uma conta do Google Analytics! Lá, crie uma Propriedade separada onde você possa fazer testes de forma segura e delimitada. Crie uma espécie de "laboratório" onde você possa experimentar suas teses e seus novos aprendizados.

 

Você já tem um website?

Ter um website onde você possa "brincar" com o Google Analytics e suas funções é outro pré-requisito fundamental. Senão, seu aprendizado nunca passará da teoria! Se você já tem um website, integre o código de acompanhamento do GA para que os dados possam ser coletados. Despois disso, acesse o relatório "Tempo Real" para se certificar que os dados estão fluindo corretamente.

É necessário aguardar algumas horas até que os dados que já estão sendo exibidos no relatório "Tempo Real" também sejam exibidos nos demais relatórios do Google Analytics. Isso é normal, não se preocupe!

Mas se mesmo depois de 24 horas os dados não ainda não estiverem disponíveis, verifique se não houve algum erro durante a implementação do código de acompanhamento ou da configuração de sua conta no GA.

 

Você ainda não tem um website?

Se você não tem um website, crie um blog gratuito, onde você poderá fazer seus testes. Para isso, siga essas dicas de André Mafei.

Infelizmente, contas gratuitas do Wordpress (wordpress.com) não permitem o acesso ao código HTML, o que inviabiliza a inserção do código de acompanhamento do GA, por exemplo. Esse problema já não acontece na versão paga do wordpress (wordpress.org).

Pré-requisitos, ok? Então chegou a hora se familiarizar com alguns termos típicos do mundo web analytics.

Aqui você encontra algumas referências que esclarecem termos de suma importância para o Google Analytics e relatórios de Web Analytics:
Glossários úteis para usuários do Google Analytics

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário