06 fevereiro, 2014

Criar uma conta no Google Analytics

Se você tem um website, nada faz mais sentido do que saber o que acontece por lá. Quem são os seus visitantes? De onde eles acessam o seu site? Quais são suas páginas mais populares? Quais foram os caminhos utilizados para chegar ao seu site? Entre tantas outras perguntas que, com certeza, surgirão com o tempo.

Para isso, é necessário ter uma Web-Analyse-Tool, ou seja, uma ferramenta que lhe ofereça a oportunidade de realizar uma Web Análise do seu site. Fique à vontade para escolher a ferramente que melhor atende as suas necessidades, como eu já comentei no post Tool para Web Análise: free ou paga?. Considerando que você tenha optado pelo Google Analytics, segue hoje tudo o que você precisa saber para criar uma conta no Google Analytics e comerçar imediatamente a analisar seu website e seus leitores e/ou clientes.

Google Analytics para iniciantes
Fig. 01 – Google Analytics para iniciantes

 

Como criar uma conta no Google Analytics?

 

  1. Acesse a página do Google Analytics: www.google.com/analytics/
  2.  

  3. Para quem ainda não tem uma conta, clique no botão "Criar uma conta", como você pode ver na figura abaixo.
  4.  

    Criar uma conta no Google Analytics
    Fig. 02 – Criar uma conta no Google Analytics

     

  5. Você será redirecionado para a página de login. Caso você já possua uma conta do Google, basta fazer o login. Senão, clique em "criar uma conta".

 

Criar uma conta no Google
Fig. 03 – Criar uma conta no Google

 

  • Atenção:
  • Ao fazer isso, você também terá acesso a todos os outros produtos do Google como Google Drive, Google+, Youtube etc.
  • Para ter uma conta do Google, você não precisa necessariamente ter um e-mail Google ou Googlemail, como você pode ver abaixo.

 

Como criar uma conta no Google
Fig. 04 – Como criar uma conta no Google

 

  1. Um e-mail será enviado para o endereço eletrônico informado. Acesse o e-mail e clique no link de confirmação para ativar sua conta.
  2.  

  3. Finalmente, teste se sua conta foi ativa com sucesso. Acesse a página do GA novamente e clique em "Fazer login".
  4.  

  5. Agora, é necessário criar uma conta no GA. Clique em "Inscreva-se". Na nova página, preencha as informações pertinentes ao seu website ou aplicativo para celular, como segue no exemplo.
  6.  

    Definindo os dados de sua conta no Google Analytics
    Fig. 05 – Definindo os dados de sua conta no Google Analytics

     

  7. Após aceitar os termos de serviço, você receberá o código de acompanhamento do GA, algo como UA-XXXXXXXX-X. O snippet, ou seja, o fragmento de código recebido deverá ser incorporado antes do fechamento da Tag cabeçalho, ou seja, antes da Tag /head de todas as páginas do seu site. Com isso, você estará habilitando o Google a monitorar informações sobre o seu website e seus visitantes.

 

<!-- Google Universal Analytics -->
<script>
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,'script','//www.google-analytics.com/analytics.js','ga');

ga('create', 'UA-XXXXXXXX-1', 'my-site.co.uk'); ga('send', 'pageview');

</script>
<!-- End Google Universal Analytics -->

 

  • Atenção:
  • Se você tiver um site de comércio eletrônico, mais tarde será necessário fazer algumas alterações adicionais, que eu esclarecerei num próximo post.

 

  1. O próximo passo é se certificar de que o Google Analytics foi integrado com sucesso ao seu site. As informações podem demorar até 24 horas até possam ser visualizadas nos relatórios padrões do GA. Muitas vezes, esse processo demora de 3 a 4 horas.

    Entretanto, logo após a incorporação do código de acompanhamento, você pode usar o relatório "Tempo Real" para testar o sucesso ou insucesso dessa integração. Logue-se no GA e acesse o relatório "Tempo Real > Visão Geral". Depois acesse o seu próprio site e clique em algumas páginas. Se a integração tiver sido realizada com sucesso, o relatório "Tempo Real > Visão Geral" registrará as atividades realizadas por você e outras que estiverem ocorrendo no seu site naquele momento, algo parecido com a figura abaixo.

    Se isso acontecer, parabéns! O Google Analytics foi integrado com sucesso.
  2.  

    Relatório Tempo Real > Visão Geral
    Fig. 06 – Relatório Tempo Real > Visão Geral

     

  3. O próximo passo é configurar sua conta do GA e inserir alguns Filtros ′must have′ aos seus perfis. Informações sobre o assunto serão postadas em breve.
  4.  

  5. Enquanto isso, navegue pelas guias e relatórios do GA e vá se familiarizando com suas funcionalidades. A melhor maneira de aprender é praticar!

 

Todos os relatórios contam com um tópico de ajuda no canto superior direito sob a figura de um capelo (vulgo, chapeu de formando), conforme destacado na figura anterior.

Se você não conseguir visualizar os dados no relatório "Tempo Real > Visão Geral", recapitule se tudo foi feito como orientado nesse tutorial ou contate-me via Google+ ou por e-mail.

 

Curiosidades:

Recentemente (jan/2014) o Google aumentou o limite de contas do Google Analytics por usuário. Agora, cada usuário pode criar até 100 contas em um único login. Antigamente, esse número se limitava a 25 contas. Mas isso já é coisa do passado!

Além disso, você ainda pode ser administrador de inúmeras contas do GA, desde que seja convidado por outro administrador. Isso não influencia o limite de 100 contas por usuário, o que pode contribuir para ampliar o número de contas visualizadas na guia de Administração.