24 março, 2014

Visão geral sobre o processamento e a configuração de dados no GA

Processamento de dados no GA
Fig. 1 – Processamento de dados no GA

Processamento e configuração são dois componentes que trabalham juntos para organizar e transformar os dados coletados nas informações visíveis nos relatórios do Google Analytics.

 

Durante o processamento, ocorrem 4 transformações fundamentais sobre os dados coletados. É possível controlar parte dessas transformações utilizando as configurações de suas Propriedades de Perfis.

 

Transformações ocorridas durante o processamento de dados no GA

Fatores que influenciam o processamento de dados no GA
Fig. 02. – Fatores que influenciam o processamento de dados no GA

  1. O Google Analytics organiza os hits coletados em usuários e sessões.

    Há uma série de regras padrões utilizadas pelo Google Analytics para diferenciar usuários e sessões, mas você pode alterar algumas delas ao acessar as configurações disponíveis no módulo de administração do Google Analytics.

  2. Informações provenientes de outras origens de dados podem ser agregadas aos dados coletados pelo código de rastreamento do Google Analytics, como dados provenientes do Google AdWords, Google AdSense ou Google Webmaster Tools.

    É possível configurar o GA para importar dados de outros sistemas que não pertencem ao Google, ou seja, informações provenientes de outros websites (também conhecidos como third-party data) podem ser importadas aos dados do GA.

  3. O processamento de dados irá modificar os dados de acordo com qualquer regra de configuração adicional que você tenha definido, como a aplicação de filtros para incluir e/ou excluir determinadas informações ou alterar formatos de exibição de dados, por exemplo.

  4. Os dados passam por um processo chamado aggregation, no qual os dados são prepadados para serem exibidos em diferentes relatórios. Assim, o Google Analytics organiza e salva os dados em banco de dados, que permitirão que os dados sejam rapidamente acessados para gerar visualizações de relatórios padrões ou customizados no GA.

 

Compreendeer a maneira como os dados são processados e configurados lhe permite acompanhar e controlar melhor o que ocorre durante o processamento, contribuindo para uma melhor interpretação e administração de dados em seus relatórios GA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário