14 março, 2014

Visão geral sobre a coleta de dados no GA

Google Analytics utiliza um código de acompanhamento para coletar dados. Não importa se você estiver utilizando um website, um aplicativo móvel ou outro equipamento digital. Esse código capturará informações sobre atividades dos usuários e as enviará aos relatórios de sua conta GA. Para isso, basta simplesmente que você insira o código de acompanhamento sobre atividades do usuário.

Coleta de dados no Google Analytics
Fig. 01 – Coleta de dados no Google Analytics

 

As informações coletadas são reúnidas e enviadas aos servidores do Google Analytics por meio da requisição de uma imagem. Essa imagem é o “hit”. O hit é o veículo que transmite a informação do seu website ou aplicativo móvel ao Google Analytics.

Hits do Google Analytics
Fig. 02 – Hits do Google Analytics

 

Analisando parte do conteúdo de uma dessas imagens (hit), verificaremos que ela contem um código, composto por uma série de parâmetros (informações posicionadas após o sinal de interrogação “?”). Cada parâmetro transmite uma informação específica aos servidores do Google. Alguns desses parâmetros são codificados e só podem ser interpretados pelo próprio Google Analytics. Outros podem ser lidos e compreendidos por qualquer pessoa. O parâmetro utmul=, por exemplo, específica o idioma identificado no browser do website ou aplicativo móvel.

Gif do Google Analytics
Fig. 03 – Gif do Google Analytics

 

Dependendo do tipo de equipamento digital que você deseja acompanhar (website, aplicativo móvel ou outro equipamento digital), o Google Analytics possui diferentes tecnologias para criar esses hits. Por exemplo, há um código de acompanhamento específico para websites (JavaScript) e outro, especíco para aplicativos móveis (SDK).

JS e SDK no Google Analytics
Fig. 04 – JS e SDK no Google Analytics

 

Além de criar hits, o código de acompanhamento (ou código de rastreamento) também possui outras funções de extrema importância, como:

  • identificar usuários novos e usuários que retornam

  • conectar os seus dados à sua conta do GA

  • enviar dados de sua conta GA aos seus relatórios do GA

 

Atenção

O código de rastreamento do GA não rastreia alterações em sua conta do Google AdWords, Google AdSense ou Webmaster Tools. Esses e outros produtos do Google podem ser integrados à sua conta do GA. Apesar das informações serem exibidas posteriormente em seus relatórios do GA, esses produtos possuem seus próprios meios de coletar informações.

 

Essa conexão é possível graças à um identificador (UA-XXXXXXXX-X) incorporado em seu código de rastreamento.

Número de identificação do Google Analytics
Fig. 05 – Número de identificação do Google Analytics

 

O código de rastreamento pode ser acessado a qualquer momento nas configurações administrativas de sua conta do GA. Basta acessar sua conta, clicar na guia “Administrador”, no alto da página e acessar a opção “Informações de acompanhamento”, no nível da Propriedade.

Onde acessar código de rastreamento no Google Analytics?
Fig. 06 – Onde acessar código de rastreamento no Google Analytics?