13 março, 2014

Organização de dados no GA

A maioria das ferramentas de análise digital, incluindo o Google Analytics usa um modelo relativamente simples para organizar os dados coletados.

 

Há 3 componentes principais que estruturam esse modelo:

Usuário, Sessão e Interação no Google Analytics
Fig. 01 – Usuário, Sessão e Interação no Google Analytics

  • Usuário = um visitante de um website ou aplicativo móvel.

  • Sessão = tempo que este visitante permanece no website ou aplicativo móvel.

  • Interação = ações realizadas pelo usuário enquanto ele está no website ou aplicativo móvel.

Esses 3 componentes podem ser compreendidos como uma hierarquia, que pode ser facilmente entendida quando fazemos analogia com um restaurante.

 

Restaurantes possuem muitos clientes (usuários), alguns consomem apenas uma única refeição, outros o frequentam regularmente. Durante cada visita (sessão), um cliente tem contato (interação) com, pelo menos, um aspecto do restaurante.

 

Sessão no GA
Fig. 02 – Sessão no GA

Há ainda clientes (usuários) que checam o cardápio e vão embora por algum motivo, seja porque não encontram o prato que procuram, seja porque o preço não corresponde às suas expectativas, seja porque não há mesas livres. Estes realizam apenas uma interação (no mundo da webanálise, esse fenômeno é chamado de bounce rate) com o restaurante e o deixam.

Por outro lado, há clientes que checam o cardápio, sentam, pedem um prato e pagam a conta (neste caso, houve 4 interações).

 

É importante ressaltar 2 coisas:

  1. Há uma relação entre usuários (visitantes) e sessões (visitas). No Google Analytics, cada visita corresponde a uma sessão.

  2. Google Analytics pode reconhecer usuários que retornam em diferentes sessões em diferentes intervalos de tempo.

Visita = Sessão no Google Analytics
Fig. 03 – Visita = Sessão no Google Analytics

 

Da mesma forma que a visita ao restaurante gera interações, no Google Analytics, essas interações podem ocorrer sob diversas formas como uma simples pageview (carregamento de uma página), assistir um vídeo ou comprar um produto online, por exemplo.

Interação no Google Analytics
Fig. 04 – Interação no Google Analytics

 

Hits no Google Analytics
Fig. 05 – Hits no Google Analytics

No Google Analytics, cada interação individual de um usuário com o website ou aplicativo móvel durante uma sessão recebem o nome genérico de hit.

Há diferentes tipos de hits como pageviews, eventos ou transações. Cada um destes determina a coleta de um tipo de informação diferente relacionada ao comportamento do usuário.

 

Uma vez registradas, essas informações serão exibidas nos relatórios do GA, onde você poderá ver a associação entre as interações realizadas pelos usuários em cada sessão.

Usuários, Sessões e Interações interrelacionados no GA
Fig. 06 – Usuários, Sessões e Interações interrelacionados no GA

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